Ilmenita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A ilmenita (no Brasil) ou ilmenite (em Portugal) é um óxido natural de ferro e titânio (FeTiO3). É um mineral de magnetismo fraco encontrado em rochas metamórficas e intrusões geológicas de rochas ígneas, especialmente gabros e noritos. Deve o seu nome ao local onde foi descoberta, os Montes Ilmenski, perto de Miass, Rússia.

É trigonal e forma uma série isomórfica com a geikielita. Forma cristais tabulares, às vezes laminados, opacos, pretos, de brilho metálico. Tem dureza 5,0 a 6,0 na escala de Mohs e densidade 4,10 a 4,80.

A maior parte da ilmenita minerada é obtida de fontes secundárias tais como areias de praia. A maioria da ilmenita é usada como material para a produção de pigmentos. O produto, no caso, é o dióxido de titânio, que é uma substância branca utilizada como base em pinturas de alta qualidade. O mineral ilmenita é geralmente maciço, porém também é encontrado como cristais romboédricos. Nas areias de praias é encontrado normalmente como partículas arredondadas com um diâmetro entre 0,1 e 0,2 mm.

Este mineral será o principal produto da recém-inaugurada fábrica de areias pesadas de Moma, Moçambique.

Referências

Zambézia online – Fábrica de areias pesadas de Moma Arquivado em 22 de dezembro de 2007, no Wayback Machine.

Minérios, misturas minerais e jazidas
Minérios Óxidos Cassiterite (estanho), Cromite (crómio), Coltan (nióbio e tântalo), Columbite (nióbio), Hematite (ferro)
Ilmenite (titânio), Magnetite (ferro), Magnetite (ferro), Pirolusite (manganês), Tantalite (tântalo), Uraninite (urânio)
Sulfuretos Acantite (prata), Argentite (prata), Bornite (cobre), Calcopirite (cobre), Calcocite (cobre), Pirite (ferro), Esfalerite (zinco)
Cinábrio (mercúrio), Cobaltite (cobalto), Galena (chumbo), Molibdenite (molibdénio), Pentlandite (níquel)
Carbonatos Dolomite (magnésio), Magnesite (magnésio), Malaquite (cobre)
Outros Barite (bário), Bauxite (alumínio), Berilo (berílio), Sperrylite (platina), Scheelite (tungsténio), Volframite (tungsténio)
Tipos de jazida Formações ferríferas bandadas
Depósitos de chumbo-zinco hospedados por carbonatos
Areias de metais pesados
Cobre-ouro em ganga de óxidos de ferro (IOCG)
Níquel comatítico do tipo Kambalda
Níquel laterítico
Jazida de níquel-cobalto-platina
Cobre porfírico
Depósitos exalativos sedimentares (SedEx)
Minério de urânio
Sulfetos massivos vulcanogénicos (VMS)
Depósito de ouro orogénico